O Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (LASME), vinculado ao Programa de Engenharia Nuclear, dedica-se à educação, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em diversas áreas de engenharia. Entre seus focos estão sistemas nucleares, sistemas offshore de produção de petróleo e gás natural, fenômenos de transporte, interação fluido-estrutura, métodos numéricos avançados, como elementos finitos e métodos híbridos analítico-numéricos, e avaliação de impacto ambiental.
O LASME é dividido em dois espaços físicos, interligados por uma rede local. As atividades de computação e engenharia são realizadas na Sala I-214, que abriga um cluster de computadores para computação paralela e estações de computadores para desenvolvimento de programas e modelos computacionais, e para processamento de dados, textos e imagens. Na Sala I-215B, são conduzidas atividades relacionadas à avaliação de impacto ambiental, envolvendo caracterização de amostras sólidas (tipicamente rejeitos de mineração), análises qualitativas e quantitativas, modelagem e simulação de migração de radionuclídeos em subsuperfície, e cálculos dosimétricos.
O LASME oferece uma gama de serviços especializados, incluindo modelagem e simulação fluidodinâmica e estrutural, com ênfase em aplicações nos setores nuclear e de petróleo e gás; simulação termodinâmica e análise de desempenho de turbomáquinas, como compressores, bombas e turbinas; serviços de caracterização de rejeitos e solos; modelagem e simulação de migração de radionuclídeos e metais pesados; análise de impacto radiológico de depósito de rejeitos e outras áreas de potencial contaminação.