Herramientas de Accesibilidad

Português

English

中国人

Lupa.png

20 08 LASME ChinaBrazil Linkedin Noticia 1Nos dias 15 e 16 de agosto de 2024, foi realizado na Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ, o China-Brazil Workshop on Offshore Technology, uma iniciativa da Coppe/UFRJ em parceria com a Universidade de Tsinghua. O evento, que contou com o apoio da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), do Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia e do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), reuniu especialistas para discutir temas cruciais para o setor offshore, como energias renováveis, monitoramento ambiental, robótica e automação.

No segundo dia do evento, ocorreu a apresentação do Prof. Su Jian, coordenador do Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (LASME). Sua palestra abordou as principais pesquisas e avanços do LASME. O professor mostrou sua biografia acadêmica e em seguida, apresentou o laboratório, ressaltando suas contribuições no campo da simulação e métodos experimentais aplicados à engenharia offshore. Através de inovações tecnológicas e pesquisas avançadas, o LASME vem se consolidando como um dos principais centros de excelência na área, destacando-se tanto no Brasil quanto internacionalmente.

A participação do LASME no workshop reforçou a importância da colaboração entre Brasil e China para o desenvolvimento de tecnologias avançadas e sustentáveis no setor offshore.

 

13 08 LASME Noticia 06A primeira Escola em Dinâmica 2024 promovida pela ABCM foi sediada na Universidade de Brasília com o objetivo de oferecer uma experiência educacional especializada, promover a integração entre alunos, pesquisadores e engenheiros da área da dinâmica, e consolidar conceitos fundamentais que sustentam a formação na área de dinâmica para ampliar o número de profissionais capacitados. Compareceram ao evento os alunos de doutorado em engenharia nuclear Igor Fortuna e Li Zhenhua, além do aluno de graduação em engenharia mecânica, Gabriel Garden.

13 08 LASME Noticia 05Na penúltima semana de junho, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), embaixador Rafael Mariano Grossi, esteve em missão oficial no Brasil. No dia 21 de junho, participou de uma cerimônia na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), localizada em Botafogo, Rio de Janeiro.
O evento contou, entre outros, com a participação das alunas de pós-graduação Mayara Francisca Reis de Souza e Ludimilla Silva Salles de Sá, do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE/UFRJ, do laboratório LASME, chefiado pelo Prof. Su Jian (Chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da POLI UFRJ). As alunas foram contempladas pelo Marie Sklodowska-Curie Fellowship Program, um programa de parceria com a AIEA que seleciona cientistas mulheres de excelência no Rio de Janeiro. Elas tiveram a oportunidade de conversar com o diretor Rafael Mariano Grossi, que comentou em suas redes sociais: "Good to meet the talented participants of MSCFP here in Rio" que significa "Que bom encontrar as talentosas participantes da MSCFP - IAEA aqui no Rio" com a #NuclearNeedsWomen que é o principal foco do programa.
Representando a área nuclear com grande destreza, em nome da coordenação do PEN, as alunas entregaram duas medalhas ao diretor. Uma em comemoração aos 55 anos do programa de Engenharia Nuclear e outra em comemoração ao Congresso de Tecnologia e Inovação no Setor Nuclear (TINS). "Foi uma honra estar presente em uma cerimônia de suma importância para nossa amada área nuclear e para o fortalecimento do nosso país. Isso mostra o quanto podemos fazer a diferença quando há dedicação, é gratificante ser uma Marie Curie e agradeço todo suporte oferecido pela IAEA", afirmou Mayara. Segundo Ludimilla "Foi um imenso prazer e honra poder estar ali, e agradeço por todas as oportunidades e iniciativas que a agência permite ao redor do mundo. Sou grata por fazer parte de algo tão grandioso e poder representar meu país ao redor do mundo".
As alunas também estiveram presentes no encontro em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, na sede da AIEA em Viena, Áustria, em março deste ano.

Para mais informações acesse: Gov.br e IAEA

13 08 LASME Noticia 03Os alunos Gabriel Caetano G.R. da Silva (doutorado), Mayara F. R. de Souza (mestrado) e Natacha G. Camargo (graduação) apresentaram um projeto que incorpora energia nuclear como fonte para a produção de hidrogênio em um sistema de rede inteligente offshore na Competição de Inovação Industrial dos BRICS 2024 que ocorreu no dia 10 de julho de 2024 na COPPE/UFRJ no Rio de Janeiro. Os alunos representaram com orgulho e o projeto foi aprovado pela delegação governamental chinesa. Agora, eles competirão na semifinal do evento, cuja final será em setembro deste ano na China.

Topo