Herramientas de Accesibilidad

Português

English

中国人

Lupa.png

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebrou no último sábado (06/07/2025) a inauguração oficial do Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade Beihang (BUAA), da China. A cerimônia reuniu autoridades brasileiras e chinesas e marcou um passo importante para o fortalecimento das relações acadêmicas e culturais entre os dois países.

08 07 Lasme LASME participa da inauguração Noticia

08 07 Lasme LASME participa da inauguração Noticia 2

Entre os presentes, destacou-se a participação ativa da equipe do Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (LASME), que tem promovido de forma contínua a cooperação científica entre Brasil e China. O professor Su Jian, coordenador do laboratório, participou da cerimônia realizando a leitura da carta de felicitações enviada pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

08 07 Lasme LASME participa da inauguração Noticia 3

Também estiveram presentes membros da equipe administrativa do LASME — Luana Oliveira, Giovana Dias e Andressa Lindoso —, além dos alunos de doutorado Tao Meng, Wang Xiao, Zhang Zhe, Zhenhua Li e Zhongheng Lai, integrantes do grupo de pesquisa que contribuem diretamente para o fortalecimento do intercâmbio acadêmico e cultural com instituições chinesas.

08 07 Lasme LASME participa da inauguração Noticia 4

Durante a cerimônia, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou o caráter histórico da inauguração: “Esse é um momento histórico para as relações entre o Brasil e a China. Estamos fazendo história não apenas para nossas universidades, mas para o mundo.” O evento também contou com a assinatura de acordos com a Universidade Renmin (China), a UFMG e a Beihang, além do lançamento do Instituto de Inovação Beihang no Brasil (BIIB) e do Centro de Pesquisa Cooperativa China-América Latina. Outra novidade anunciada foi a criação de um curso de mandarim na UFRJ, fortalecendo a formação internacional dos estudantes da universidade.

Topo