Entre os dias 1º e 6 de junho de 2025, três doutorandos do LASME (Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia) participaram da International Offshore and Polar Engineering Conference (ISOPE 2025), realizada em Seul, na Coreia do Sul. O evento é um dos maiores do mundo na área de engenharia offshore, reunindo especialistas de mais de 50 países.
Os estudantes Zhongheng Lai e Zhenhua Li, de doutorado em Engenharia Nuclear, e Zhang Zhe, de doutorado em Engenharia Mecânica, representaram o laboratório com apresentações de pesquisas voltadas para o desenvolvimento e análise de sistemas usados na produção de petróleo e gás no mar.
Zhongheng Lai apresentou o trabalho "Modelagem Numérica de Escoamento Bifásico Transiente em Risers Curvos", que propõe um modelo aprimorado para prever o comportamento de escoamentos bifásicos gás-líquido e seus efeitos em risers usados na produção offshore.
Zhenhua Li contribuiu com o trabalho "Análise Tridimensional de Vibração Induzida por Vórtices em Risers com Grandes Deformações", estudo que usa simulações numéricas avançadas para investigar os efeitos dinâmicos de correntes marinhas sobre risers do tipo catenária.
Zhang Zhe compartilhou os resultados do trabalho "Simulação Numérica de Escoamento Gás-Líquido Transiente em Sistemas de Pipeline-Riser", que avalia diferentes métodos numéricos para modelar escoamentos em dutos submarinos com variações de geometria e condições de operação.
A participação dos três alunos na ISOPE 2025 destacou a excelência das pesquisas desenvolvidas no LASME e promoveu o intercâmbio internacional em temas estratégicos para a engenharia oceânica e de energia. O laboratório continua contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento em escoamentos multifásicos, interação fluido-estrutura e modelagem computacional aplicada à engenharia oceânica e de energia.