Accessibility Tools

Português

English

中国人

Lupa.png

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, no último dia 25 de novembro, a Exposição de Ensino Superior da China 2024, evento que consolidou importantes avanços na cooperação acadêmica entre os dois países. Organizada pelo Conselho de Bolsas de Estudo do Governo Chinês (China Scholarship Council), a exposição ocorreu no Centro de Tecnologia (CT) e reuniu 23 renomadas Universidades da China, destacando oportunidades de intercâmbio, pesquisa e inovação tecnológica.

27 11 Lasm Exposição de Ensino Superior da China NoticiaA mestranda Giovana Dias, vinculada ao Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (LASME), participou voluntariamente do evento, atuando como mediadora nas interações entre estudantes e representantes de universidades chinesas.

27 11 Lasm Exposição de Ensino Superior da China NoticiaJá a graduanda Andressa Lindoso, também integrante do LASME, desempenhou um papel semelhante, colaborando de forma ativa para o sucesso da iniciativa.

27 11 Lasm Exposição de Ensino Superior da China NoticiaEntre os focos principais da ocasião, foi assinado um memorando que cria o Instituto China-Brasil de Engenheiros de Destaque, uma parceria entre a UFRJ, a Universidade do Petróleo da China (CUP), a Petrobras e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC). Também foi inaugurado o Instituto Brasil-China de Inovação, Ciência e Tecnologia (BCCSTI), que funcionará na COPPE/UFRJ, com foco na formação de engenheiros e na integração entre pesquisa e indústria.

27 11 Lasm Exposição de Ensino Superior da China Noticia Autoridades do Brasil e da China em cerimônia em evento na Reitoria

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, classificou a iniciativa como um marco nas relações Brasil-China e destacou seu impacto para o desenvolvimento tecnológico. Já o ministro da Educação da China, Huai Jinpeng, apontou que os novos projetos refletem acordos firmados durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro e marcam uma nova fase na cooperação em ciência, tecnologia e inovação. Além dessas parcerias, a UFRJ firmou um acordo com a Universidade Tsinghua, uma das melhores do mundo, para intercâmbio acadêmico e pesquisa em áreas estratégicas, como a inteligência artificial. Essas ações fazem parte de um esforço maior para fortalecer laços com a China, principal parceiro comercial do Brasil, por meio de investimentos em educação e tecnologia. Com novas colaborações e projetos, a UFRJ consolida sua posição como um centro estratégico de cooperação internacional, promovendo avanços que beneficiarão os dois países.

Fonte: UFRJ 

Topo